sexta-feira, 15 de abril de 2011

Será que tenho compulsão alimentar?

Compulsão alimentar
:: Conceição Trucom ::

Praticar atividades que dão prazer é saudável. Mas a situação muda quando a busca de prazer se torna tão imperativa que a pessoa perde o controle. É algo irracional que pode afetar qualquer um. Geralmente são pessoas perfeccionistas, severas e rígidas, apesar de dotadas de uma personalidade cheia de traços positivos, mas que não conseguem controlar seus impulsos: pecam na hora de tomar a decisão de parar ou nem começar e não conseguem priorizar, nem planejar nada para debelar tal comportamento.
Tais pessoas são portadoras do que os psiquiatras chamam de transtornos da impulsividade. A pessoa se sente obrigada a realizar a compulsão para esquecer seus problemas; seus vazios – verdadeiros ou não.

A compulsão alimentar se caracteriza pela ingestão de grandes quantidades de alimento, mesmo quando a pessoa não está com fome. Ela come por ansiedade, estresse ou outra emoção negativa, como a frustração e a inadequação.

Compulsão alimentar é um transtorno sério que afeta 3 a 5% dos homens e mulheres americanos. Ela tem base em quadros de ansiedade e muitas vezes pode fazer parte de um diagnóstico de depressão.

Características da compulsão alimentar:

1. Ingestão de grande quantidade de alimentos num período curto de tempo. Existem casos de pessoas que chegam a ingerir 5.000 calorias em um período de 2 horas (compulsões graves). Estes episódios são chamados de ataques de compulsão alimentar e não são motivados apenas por uma fome orgânica. Mesmo que exista a fome orgânica, "gatilhos" de fundo psico-emocional, normalmente ligados ao afeto e ao humor, também estão essencialmente acontecendo; SIM,ISSO ACONTECE COMIGO

2. Sensação de descontrole e impotência. O que leva uma pessoa a cruzar a linha que separa o comportamento não-compulsivo do patológico é uma dúvida que nem os médicos sabem responder. Mas existem estudos que relacionam esta doença às funções da região pré-frontal do cérebro e se acredita que o transtorno é conseqüência de um desequilíbrio neuroquímico. SIM, ISSO TAMBÉM

3. Preferência por alimentos mais calóricos como doces, frituras e massas; AFF ... SIM

4. Comer mais rápido do que o normal, na maioria das vezes não deixando tempo para apreciar o sabor dos alimentos; PRINCIPALMENTE DOCE ... PARECE QUE O MUNDO VAI ACABAR E NÃO VAI DAR TEMPO DE TERMINAR DE COMER

5. Comer até acabar o prato, a embalagem, se sentir cansado ou com mal-estar. A sensação física de desconforto grastrointestinal é freqüente e resulta do grande volume de alimento ingerido. VERGONHOSO, MAS... SIM

6. Comer escondido por vergonha. O isolamento social ocorre pela aparência física (é comum casos de obesidade e obesidade mórbida), como pelo tempo para executar e se recuperar dos ataques de compulsão. SEMPRE, PRINCIPALMENTE DOCE

7. Após o episódio compulsivo, surgem sentimentos de culpa, frustração, além de auto-rejeição o que causa cada vez mais baixa auto-estima. São freqüentes e comuns os sentimentos de vergonha, autodepreciação, culpa, ansiedade e depressão. LÓGICO

A conseqüência mais evidente da compulsão alimentar é o aumento de peso. A maioria apresenta excesso de gordura corporal e obesidade em graus variados, o que freqüentemente resulta em complicações médicas como doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados, diabetes tipo 2 e gota.

O que fazer?

Existem duas razões básicas para o alimentar-se: nutrição e prazer. Portanto, alimentar-se é uma decisão consciente.
Comer é colocar qualquer coisa goela abaixo. Pode não ser uma decisão consciente.

Na compulsão nem a nutrição, nem o prazer estão presentes. Geralmente, as escolhas não são benéficas ao organismo e não existe uma satisfação, pois caso existisse aconteceria a saciedade.

Reconhecer que existe um problema. Reavaliar suas crenças sobre a finalidade da alimentação. Cabem 2 perguntas básicas:
1. Que buraco estou buscando tampar com esta compulsão?
2. Que necessidades estou tentando satisfazer através da comida?

Importante perceber que a pessoa pode ter vontade de comer, sem necessariamente estar com fome. Por isso, se dar a oportunidade – o tempo – para dialogar com o seu corpo e observar se o que você sente é fome, ou pode ser solidão, tédio, frustração, incapacidade afetiva, etc.

Todos os casos de compulsão, até os mais graves, são tratáveis. Entretanto, o tratamento é multidisciplinar:
• Um psicólogo irá ajudar o paciente a descobrir os "porquês" do seu comportamento compulsivo e novas maneiras de lidar com as questões psico-emocionais que desencadeiam este tipo de comportamento. Existem relatos de pessoas que se curaram com tratamentos tipo compulsivos anônimos.
• Um nutricionista é indicado para a reeducação e planejamento alimentar.
• Atividades físicas, de lazer, de relaxamento, de meditação e artísticas também serão importantes, não só para desviar a atenção, como também para provocar uma nova alquimia no corpo e no cérebro.
• Ao mesmo tempo, em último caso, ou seja, dependendo do grau, existem novos medicamentos que são úteis na redução da compulsão e no controle dos transtornos associados como a ansiedade e a depressão, que podem ser indicados por um médico.

O que não fazer?

Não faça dietas restritivas e sem a orientação de um profissional qualificado. Muitas vezes, a compulsão alimentar é desencadeada por dietas restritivas.
Não se automedique com drogas para emagrecer, pois elas podem complicar o quadro, muitas vezes de forma irreversível ou letal.
Se isolar socialmente, pois tal comportamento só retroalimenta os ataques de compulsão.
Não faça as suas compras quando está mais fragilizado emocionalmente. O que você comprar você irá comer. O certo é ter uma despensa sem muitas tentações.
Jamais deixe de buscar ajuda. Lembre que a ótica do seu cérebro não é real.

Fatores de risco

Genéticos: ainda estão sendo estudados, mas já foi comprovado que existe a influência genética hereditária. Estudos já demonstram que a incidência de transtornos alimentares em gêmeos idênticos é maior do que em gêmeos fraternos.

Ambientais: fazer parte de lares ou culturas onde existe um grande consumo de comida, ou onde as pessoas usam a comida como fator agregador.

Metabólicos: segundo algumas pesquisas, certas pessoas apresentariam uma espécie de falha no sistema de saciedade. Esse sistema é o responsável por pararmos de comer quando nos sentimos satisfeitos. No caso do compulsivo ele só receberia no cérebro esse estímulo para parar de comer, indicando que o apetite já foi satisfeito, tardiamente. O que faria com que tivesse que comer mais do que as outras pessoas para se sentir satisfeito.

Culturais: compartilho a opinião do psicólogo Elias Korn, do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Unifesp, que o descontrole compulsivo é uma consequência da sensação de aprisionamento do homem, que precisa seguir regras rígidas no trabalho e em casa. Segundo ele: "a compulsão é uma tentativa de recuperar a autonomia". Ao mesmo tempo existe uma apologia ao consumo selvagem, principalmente de alimentos “vazios” e "engordativos".

Psicoemocionais: a compulsão alimentar é uma doença "do organismo como um todo", que compromete o físico, o humor e, em conseqüência, o pensamento. Ela altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas. Ela é, portanto, como a depressão, uma doença afetiva ou do humor.

Webgrafia:
Compulsão Alimentar: http://gatda.psc.br/compuls%C3%A3o.htm
Compulsão transforma prazer em obrigação: http://www.mensa.com.br/pag.php?p=18


... Meu relato

Desconfiei que talvez apresente um quadro de compulsão esta semana, em que estou buscando fazer tudo o mais certo possivel.
Teve horas que eu queria comer muito doce (a minha compulsão é doce)acho que por restringir, eu sentia uma coisa tão ruim só de pensar em não poder comer o bendito que nossa que coisa horrorosa .... então que na segunda eu sai do serviço e comprei 1 pacote de chocolate Twix que continha 3 envelopes com 2 barras cada, comi as 3 escondidas do marido .... na terça sai no horario de almoço e passei numa loja de sobremesa e comprei 01 doce mesclado (brigadeiro + beijinho) e 1 morango coberto com chocolate e comi os 2 de uma unica vez .... e hoje comi mais 03 envelopes de twix de uma unica vez.
Sinto muita vergonha disso, tanto que sumo com o papel, tipo, se estou em casa, como e enrolo o papel no papel higienico para colocar no lixo (de medo-vergonha do marido ver), sinto que o peso da minha consciencia fica muito maior que o peso do meu corpo... complicado, muito, mas creio que estou a caminho da cura, pois o mais importante é eu reconhecer a minha fraqueza e buscar tratamento, o que estou fazendo, estou na academia desde de Janeiro/2011, estou o cartão de um nutricionista esportivo (que só tem agenda para o final do mês que vem), agora só falta o psicologico, mas eu não tenho $$ para bancar tudo isso, então vou procurar aqui na minha cidade se tem algum grupo de comedores compulsivos anomino .... eu preciso de ajuda então vamos engolir o orgulho e busca-la.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Porque é tão dificil mudar?

É sempre a mesma coisa: acordo em um dia bom e penso: "a partir de hoje tem que surgir uma nova mulher!" e tomo o café da manhã mais espetaculoso que existe, tudo certinho, almoço tal como a Solange Frazão, como uma maça na colação da tarde ... tudo lindo até encerrar meu expediente e eu ir para a casa ... daí ferra tudo, como sem pensar, sem sentir fome, como enquanto estou preparando o jantar, como antes do jantar, janto e como depois quase entalando de tanto comer, vou dormir triste comigo mesma e irritada com o mundo e criticando Deus por Ele ter criado pessoas gordas (Alguem tem que levar a culpa, da minha falta de vergonha na cara), acordo no outro dia derrotada e com a sensação que isto nunca vai mudar e que agora que eu cheguei ao 100 kg (tão temido por mim) o negocio é deixar rolar , como canta Zeca pagodinho ...
Acho isso cansativo, chato e muitas vezes nem acredito mais no resultado, porem sei que este é o meu fracasso - Não acreditar mais no resultado - eu ando pela net, vejo e revejo os exemplos de pessoas que perderam 30, 40, 50 kg e acho que o meu processo tem que ser rapido, dormir hoje com 103 e acordar linda e saudavel com 70
Preciso ter me mente que não será assim, que será cansativo, exigente, demorado, mas se eu quiser e SÓ EU, ele vai acontecer, mas EU PRECISO QUERER o meu 70 kg ao inves da pizza no meio da semana, querer estar melhor no aniversario da minha filha ao inves do chocolate, enfim, eu tenho que querer ....

quarta-feira, 6 de abril de 2011

O dia 02/90

Bem, o dia de ontem não foi assim perfeito, mas serviu para eu prestar atenção nas coisas que estão acontecendo comigo...

Vamos primeiro ao dia de ontem, café da manhã belezinha, almoço mais ou menos, jantar mais ou menos, o grande PECADO: chocolate quando cheguei na casa da minha mãe para pegar minha filha, e bolacha de chocolate quando cheguei em casa e PIOR, + bolacha de chocolate quando levantei para fazer mamadeira para a Maria GAbriela á 1:00 da manhã ... Estou chateada e vamos ao motivo:

- Estou comendo muito no almoço (estou comendo uma marmitex mini praticamente inteira)
- Estou bebendo muito liquido com a comida, ontem me dei conta que junto com o almoço bebei quase 500ml de H2O2, por isso no jantar só tomei 1/2 copo de suco DEPOIS de ter comido.
- Quando eu vejo algum doce parece que fico louca, nem penso e já enfio na boca (triste, muito triste)
- Comi 1 lata de atum com cenoura e 2 ovos cozido no jantar (ahcei muito 1 lata de atum sozinha!)

Preciso tomar vergonha na cara, porque estou indo na academia e deixando a MAria GAbriela por mais 1 hora sem a minha presença ou seja, minha filha fica 10 /12 horas sem a mãe e eu na maior cara de pau ainda brinco de mudar de vida?!
Não dá né, eu preciso fazer valer a pena, por mim, pelo meu casamento e pela minha filha, quero poder brincar com ela, correr, dançar e não ficar perdendo o folego por qualquer movimento ....

Ontem o dia não foi tão perfeito como eu queria, mas hoje posso e VOU fazer diferente...

terça-feira, 5 de abril de 2011

A 1ª Meta...

Pra começar bem o dia, a balança marcou 103,800kg ... um monte de kilos que sempre tive muito medo de ter, eu preciso mudar, pra ontem!

IMC Situação
Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III

Meu IMC está 37,7, ou seja obsidade grau II, desta maneira, a 1ª meta é sair deste IMC, para isto tenho que baixar o peso para 96 kg, o prazo para estar 7kg mais magra é 05/06

Então fica assim por enquanto:

1ª meta ..... pesar 96 kg em 05/06/2011 (entrar na obesidade grau I)

2ª meta ..... pesar 80 kg em 05/10/2011 (entrar no sobrepeso)

3ª meta ..... pesar 69 kg em 05/01/2012 (entrar no peso normal)

Ou seja, esses 90 dias é só pra começar, porque a guerra é muito maior ....

Vamos que vamos!!!!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Na medida certa.... 1/90

Então que me empolguei com a Renata Ceribelli e o Zeca Camargo e também vou me reeducar em 90 dias .... Estou cansada já, e a coisa só piorou com a gravidez, mas pela gravidez eu faria tudo de novo, afinal não dá pra fazer omelete sem quebrar os ovos neah?!?!
Mas hoje eu já me comportei muito bem.... só um erro: um nhoq com filé de frango grelhado .... mas só
A primeira meta é sair da obesidade grau 2 ....

1 dia sem docê .... vamos que vamos!